4 de agosto de 2012
Artigos
3 comentários

Os Princípios do Reiki

Os princípios do Reiki foram introduzidos, por Mikao Usui, como uma forma de incorporar um estado de espírito ao convívio cotidiano:

“Método secreto[1] para convidar a felicidade, o remédio maravilhoso para todas as doenças [2] do corpo e da alma: só por hoje 1. não se zangue; 2. não se preocupe; 3. seja grato; 4. cumpra o seu dever; 5. seja gentil com os outros. De manhã e à noite, sente-se na posição gassho e repita estas palavras em voz alta e em seu coração, para melhorar o corpo e a alma. Método de Reiki Usui, o fundador Mikao Usui.” (Petter, 2002)

Embora se apresente como uma filosofia de vida aos seguidores do Reiki, na verdade, esses princípios podem ajudar a qualquer pessoa e se apresentar como mais um instrumento terapêutico para o cliente. Conscientizá-lo de que a prática dos princípios poderá ajudá-lo em sua busca de aperfeiçoamento é introduzir mais um recurso terapêutico que o Reiki pode proporcionar, pois trabalha diretamente com a mente e a conscientização de que os estados mentais são importantes para o cuidado da saúde do corpo, da mente e do espírito.

Apesar das evidências cada vez maiores de que a mente comanda nosso equilíbrio interior, a consciência continua sendo uma energia pouco valorizada pela maioria das pessoas e também pela ciência ocidental, de modo geral (Chopra, 2003, 29). De qualquer modo, nota-se uma mudança, ainda que gradual do pensamento científico a esse respeito. Assim, por um lado, a ciência busca rever seus princípios fundadores, ao mesmo tempo que, com o fortalecimento cada vez maior da terapia holística como um modo de buscar a saúde e preservar a qualidade de vida, práticas como a meditação, respiração consciente e mentalizações têm, finalmente, ocupado um espaço importante nos tratamentos terapêuticos tanto holísticos, como da medicina tradicional.

A prática terapêutica que propomos neste artigo tem como ponto de referência, no que se refere à atuação terapêutica fundamentada no Reiki, os estudos que se baseiam nos principais centros energéticos (chakras e meridianos), como vias de tratamento visando à harmonia e ao equilíbrio interiores.

Levamos em consideração, para melhor compreensão do tema, uma composição baseada em um pilar de três bases: os centros energéticos, a mente e os princípios do Reiki.

Os centros energéticos (chakras e meridianos) são vias importantes de acesso do Reiki nos canais do nosso corpo energético.  Assim, utilizando os princípios do Reiki, como uma forma mental de harmonização e equilíbrio, podemos levar o cliente a uma postura de colaboração ativa, complementar às sessões de Reiki, ao mesmo tempo que o terapeuta atuará nos centros energéticos responsáveis por esses desequilíbrios.

Observamos, em nossa prática terapêutica, que a apresentação de princípios que tocam diretamente a mente e o espírito de nossos clientes surte efeito pontual e familiar. Ao conversarmos com eles, não apontamos falhas do sistema nervoso, do coração, do fígado, do pulmão, mas lhes mostramos como eles atuam através de suas próprias emoções prejudicando sua qualidade de vida. Em seguida, mostramos caminhos de luz, de vida, de harmonização e equilíbrio, princípios que, eles sabem, podem reger uma orquestra de sintonia com o bem-estar interior. Ao mesmo tempo que lhes mostramos os princípios do Reiki, indicamos formas de trabalharem com eles, facilitando, através da sessão terapêutica, o desabrochar de seu desenvolvimento.

Evidentemente, não apresentamos todos os princípios de uma só vez, mas atuamos de modo a ressaltar, inicialmente, os pontos fracos que se apresentam em seus cotidianos. Um cliente é, geralmente, mais intolerante, outro sente mais dificuldades com o trabalho e assim por diante. Atuamos inicialmente nas maiores dificuldades e, com o tempo, o cliente está exercitando os cinco princípios como meta de vida. Ao constatar que a lembrança desses procedimentos pode auxiliá-lo, muitos clientes passam a exercitá-los e passam a trazer, eles próprios, o resultado de seus esforços. Esta é a meta.

Os itens, a seguir, cuidam de descrever os princípios do Reiki, o trabalho mental que pode ser sugerido ao cliente e as práticas terapêuticas recomendadas para atuar, em cada caso.

Os princípios serão apresentados em romaji (que representam a pronúncia japonesa escrita em caracteres latinos) e traduzidos para o português. Isto porque, para o reikiano, a pronúncia em japonês conserva a energia do mantra em sua origem.

Na prática terapêutica, durante a sessão, freqüentemente, pronunciamos os princípios em japonês, como mantras, para atuar mais diretamente nos estados emocionais do cliente.

As postagens que comporão os artigos dos próximos meses se ocuparão de apresentar um princípio por mês.

____________________________________________________________________________

[1] Secreto é uma tradução próxima para o português do conceito de sagrado, infalível.

[2] Mantivemos as palavras remédio e doenças pois é citação do texto original.

7 out 2012, 1:50pm
by Eliana Maria


já participei de sessoes de REIKI e me sentia mto bem. Quero conhecer mais…

16 set 2014, 12:41am
by Eulalia


Se quiser, escreva para eulalia.fernandes@terra.com.br
Seja bem-vinda!

*nome

*e-mail

site

deixe um comentário


 
Reiki | Karuna Reiki® | Técnicas Japonesas de Reiki | Jikiden Reiki | Outras Atividades | Atendimento Terapêutico | Agenda | Blog | Sobre Mim | Contato | Início