Técnicas Japonesas de Reiki
Apresentação e prática de 21 técnicas de Reiki, no decorrer de 10 a 12 horas de curso, geralmente, em um final de semana (sábado à tarde e domingo, manhã e início da tarde)
Pré-requisito: nível I de Reiki
Obs.: apenas uma das técnicas exige conhecimento do nível II, mas o cursista poderá aprendê-la a priori, para aplicá-la depois que adquirir o símbolo desse nivel.
Número de vagas: mínimo: 2; máximo: 6
Material didático:
Descrição das técnicas:
01. Gassho – meditação
02. Reiji Ho – intuição, prece
03. Joshin Kokyuu Ho – respiração
04. Kenyoku – banho seco
05. Byosen (acúmulo de toxinas – ensina a perceber pontos de desequilíbrio)
06.Reiki Undo (desenvolvido por Kimiko Koyama – da Associação Usui – Gakai)
07. Gedoku Ho – desintoxicação pelo Tanden
08.Genetsu Ho – técnica para reduzir a febre
09. Ketsueki Kokan (troca energética do sangue)
10. Hanshin Koketsu Ho (idem, mas variação)
11. Shu Chu Reiki – Reiki grupal para mais de um receptor
12. Reiki Mawashi – reiki Grupal – em círculo para troca entre os pares
13. Jaki Kiri Joka Ho (corte de energias negativas)
14. Hatsurei Ho (aprender a unir Kenyoku, Joshin, Gassho e Reiji )
15.Bushu Chiryo – massagem
16. Uchide Chiryo – taponagem
17.Oshite Chiryo (pressão dos dedos)
18. Enkaku chiryo – cura à distância
19. Sei Heki – cura de hábitos
20. Koki ho – cura com sopro
21. Gyoshi Ho – cura com olhar
Curso avançado – “Mestrado em Reiki”
O curso de aperfeiçoamento em Reiki, também conhecido como “mestrado” ou nível III B, tem como finalidade oferecer estudos avançados em Reiki, abordando temas que possam aprofundar e aperfeiçoar seu uso.
Objetivos:
a) oferecer um aprofundamento de estudos para aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, tendo ou não interesse em divulgar a técnica (serem “mestres”);
b) formar instrutores de Reiki (“mestres”)
Programa:
– Revisão detalhada dos níveis 1, 2 e 3a – teoria e prática;
– Estudos sobre os centros energéticos e sobre os chakras: uma visão holística do ser humano;
– Estudos sobre os cinco movimentos chineses como apoio terapêutico ao conhecimento sobre as energias vitais;
– Estudo sobre a energia das glândulas endócrinas;
– Estudo detalhado sobre byosen, base da terapia de Reiki;
– Estudos de textos de Reiki e textos complementares;
– Prática avançada;
– Estudo sobre os símbolos cósmicos utilizados pelo Reiki
– Rituais iniciáticos.
Pré-requisito:
Nível IIIA de Reiki Ocidental (para os que tem apenas até o nível II, será oferecida uma turma de nível IIIA, antes do início do curso, estando, portanto, aptos a participarem)
Metodologia:
Atividades que envolvam teoria e prática, através de aulas expositivas, suporte de leitura de textos e treinamento especializado das técnicas.
Todo material didático é fornecido aos alunos, menos livros, cuja aquisição é optativa.
Carga total do curso:
90 horas (60 horas de curso + leituras e 30 horas em estágio supervisionado)
Obs.: o estágio pode considerar:
a) reciclagem dos níveis de Reiki (5 horas por nível)
b) aplicação em clientes (se o aluno tiver trabalho pessoal terapêutico ou no Reiki voluntário no Portal de Reiki, às segundas-feiras à noite), ou em amigos e familiares, em suas casas, desde que as sessões relatadas por escrito (1 hora por cada atendimento)
Duração:
Em torno de cinco meses. As 60 horas são divididas em 3 horas em cada encontro, uma vez por semana, num total de 20 eventos.
Para candidatos de outros Estados ou do Rio de Janeiro que não tem disponibilidade de cursar durante a semana, estarei oferecendo, em breve, a opção de seis encontros em finais de semana, uma vez por mês.
Divisão da carga horária e dia da semana:
3 horas por semana, às quartas-feiras, das 18 às 21 ou de 19 às 22 horas (horário mutável, de acordo com a reunião inicial, no dia 24 de outubro, para estipularmos o melhor horário e dia de início, para todos).
Divisão das atividades:
1. aulas expositivas teóricas e prática terapêutica em três dias por mês,uma vez por semana – a aula da quarta semana será reservada para o cursista ficar em casa estudando o material que será dado para leitura e exercícios recomendados na semana anterior (os que trabalham muito terão a oportunidade de reservarem o próprio tempo do curso para essas leituras e exercícios – o total dessas atividades equivalme a 60 horas de curso
2. estágio supervisionado que poderá ser cumprido nas segundas-feiras das 20 às 21 horas no meu consultório, através do Reiki voluntário que oferecemos semanalmente. Caso não haja disiponibilidade para esta atividade, o estágio poderá ser desenvolvido através de aplicações a familiares e amigos, supervisionados individulamente, através de relatos das aplicações comentados diretamente comigo – 30 horas de estágio
3. Reciclagem dos três níveis de Reiki – os mestrandos poderão reciclar os níveis de Reiki, quando os cursos forem oferecidos na agenda mensal. Haverá, sempre, vagas reservadas para reciclagem dos mestrandos. Cada reciclagem poderá contar como horas de estágio, servindo para somar na totalização das tais 30 horas curriculares, do item 2, acima (cada nível soma 5 horas de estágio).
Vagas:
Número mínimo de cursistas para formação da turma: 3
Número máximo: 6
Novidades sobre Arjava Sensei e minhas atividades em Jikiden Reiki
Queridos amigos!
Trago uma excelente notícia: o útimo livro de Arjava Sensei (Frank Arjava Petter) será traduzido para o portugês pela Editora Pensamento muito em breve. Ainda não sei que título terá, mas será a segunda língua em que o livro será publicado, o que é uma honra e uma alegria muito grande para nós.
O livro contém a verdadeira história do Reiki, com muitos documentos, incluindo fotos e foi publicado após anos de pesquisa in loco pelo próprio autor, que viveu 12 anos no Japão e continua indo lá duas vezes por ano.
Tendo sido aluna dele, desde 2004, reconheço em Frank Arjava Petter um espírito de pesquisa acurado, o amor pela história em seus detalhes (como é comum ao pesquisador germânico). A cada ano, em suas aulas, vejo-o acrescentando novas descobertas provenientes de sua pesquisa constante, incluindo visitas à própria aldeia onde Mikao Usui nasceu, conversando pessoalmente com historiadores locais, coletando documentos comprobatórios, mostrando-nos detalhes importantes que são, na verdade, o pano de fundo que sustenta a filosofia do fundador do Reiki.
Além desse capítulo exemplar que tive oportunidade de antever através das aulas, pela voz viva desse meu Sensei, o livro trará importantes informações sobre o Reiki praticado pelo próprio Dr. Hayashi e sua aluna, a Sra. Yamaguchi, mestra pessoal de Petter. Destacar-se-á, entre as várias técnicas, uma descrição pormenorizada do Byosen e suas características, instrumento fundamental do praticante de Jikiden Reiki.
O livro traz outras informações fundamentais aos estudiosos do Reiki. Não contarei mais para não estragar a surpresa!
Particularmente, aguardo ansiosamente pela publicação, já que o livro, até agora só existe em alemão. Fiquem atentos, é leitura imperdível!
Outra notícia é pessoal: após quatro anos de dedicação quase exclusiva aos estudos e práticas em Jikiden Reiki, fui a Bogotá, em abril, junto com minha amiga Carmen, também dedicada estudiosa de Jikiden Reiki, para fazermos o curso diretamente com Frank Arjava Petter e Tadao Yamaguchi (que esteve pela primeira vez na América do Sul). Nesta oportunidade, fomos brindadas com a permissão do próprio Tadao Sensei, de sermos Shihans, na primeira oportunidade em que pudéssemos realizar o curso. Assim, na última vinda de Arjava Sensei ao Brasil, em setembro, recebemos este nível. Além de maiores responsabilidade diante do Instituto de Jikiden Reiki, agora podemos exercer a atividade de formação de terapeutas em Jikiden Reiki, através do curso em seus dois níveis: Shoden e Okuden. Até então, só podíamos lecionar o primeiro nível – Shoden.
O Brasil já pode contar, portanto, com quatro Shihans: Valeria, de Minas, foi formada pelo próprio Tadao Sensei, em agosto, em sua última visita ao Japão. Foi a primeira Shihan nomeada no Brasil. Carmen, Jorge e eu, fomos formados por Frank Arjava Petter, em setembro. Estamos felizes e honrados com esta oportunidade e esperamos, assim, poder manter acesa, também no Brasil, a tradição de Reiki mais próxima ao original que se conhece.
Mensagem de outubro
Quando olhamos de frente para nossos próprios erros nos tornamos livres de pensamentos negativos em relação ao universo e de críticas em relação aos outros (Poema 6, Imperador Meiji).