Perguntas mais frequentes sobre Reiki
1. O que é Reiki?
Reiki é um sistema natural de harmonização energética criado por Mikao Usui, monge budista japonês.
.
2. Então o Reiki está ligado a uma religião?
Apesar de Mikao Usui ter sido um monge budista nos últimos anos de sua vida, o Reiki não tem nenhuma ligação com religião. É uma técnica que favorece a restauração da saúde, a reposição energética e a harmonização interior.
.
3. Quando o Reiki foi criado?
Mikao Usui fundou uma Associação de Reiki, em Tóquio, em março de 1922. A partir desta data passou a difundi-lo no Japão. Começou a ser divulgado no Ocidente depois da segunda guerra mundial.
.
4. Como funciona?
De modo geral, as aplicações são realizadas através do toque das mãos nas partes afetadas do corpo, podendo incluir leves batidas ou leves massagens. Em alguns casos, são utilizados, também, o sopro e o olhar, pois são esse os três maiores meios de transmissão dessa energia.
.
5. O Reiki serve apenas para cuidar do corpo físico?
O Reiki também atua sobre as emoções e há procedimentos específicos para este fim. Mikao Usui dizia que todos os problemas causados por fatores físicos ou psicológicos podem ser tratados com Reiki.
.
6. O que habilita uma pessoa a poder aplicar Reiki?
Há cursos de formação como ocorre com qualquer outra terapia holística.
.
7. É preciso muito tempo para poder formar-se como reikiano(a)?
A técnica é muito simples. O nível I é ensinado em dois ou três dias e, com esse conhecimento, a pessoa pode sentir-se apta a fazer os primeiros tratamentos.
.
8. Posso ser um terapeuta apenas com este nível?
Sim, qualquer pessoa habilitada no nível I pode atuar como terapeuta. Naturalmente, a prática e a experiência é que irão propiciar uma melhor competência e domínio da técnica.
.
9. Qualquer pessoa poderia fazer este curso ou há exigências para poder habilitar-se?
Não há qualquer exigência para obter o conhecimento sobre esta técnica. Qualquer pessoa, independente de formação, cultura, religião ou idade poderá habilitar-se em Reiki.
.
10.Então não é preciso conhecimentos da área médica para poder realizar o curso?
Não, não há necessidade de outros conhecimentos. Não há pré-requisito para a habilitação em Reiki.
.
11.A pessoa poderá cuidar de si mesma ou apenas aprende a tratar de outras pessoas?
Mikao Usui respondia a essa pergunta, com outra: “se não podemos cuidar de nós mesmos, como poderemos cuidar dos outros?”
.
12.É preciso acreditar no Reiki para que ele faça efeito?
Não é preciso acreditar. Basta estar disposto(a) a aplicar ou a receber a energia através do Reiki.
.
13.O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)?
Não há nenhum registro nesse sentido. Muitos falam sobre o registro deste reconhecimento na Alma Ata, mas o texto não se refere ao Reiki em nenhum de seus capítulos ou artigos.
O único registro encontrado, até agora, refere-se a um texto publicado em 2001: a OMS fez um estudo sobre o atendimento de saúde no mundo e publicou um relatório: “Legal Status of Traditional Medicine and Complementary / Alternative Medicine: a Worldwide Review”.
Neste relatório, consta a palavra Reiki apenas uma vez, referindo-se a Educação e Treinamento num pequeno país Europeu, pouco conhecido, a Latvia:
“ There are a few special programmes for non-allopathic physicians intended to give them basic medical knowledge. These programmes consist of between one and two years of medical courses at a medical school. Qualification courses in the Reiki method and medical astrology are also offered.”(p.107). Este relatório é apenas descritivo. Não tem qualquer compromisso com o reconhecimento.
.
14.O Reiki é reconhecido pelo Ministério da Saúde?
Como quase todos os procedimentos holísticos (shiatsu, florais, cromoterapia, aromaterapia, geoterapia) o Reiki ainda não é reconhecido pelo Ministério da Saúde, mas já há uma determinação do Ministério do Trabalho que reconhece o Reiki como uma técnica da terapia complementar, sob o número 3221: Técnicos em terapias complementares. Como esta determinação foi publicada em 2011, ainda não se usava a expressão “terapia integrativa e complementar”
Além disso, pela Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), do Ministério de Planejamento. Orçamento e Gestão, o Reiki é descrito na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.1. Seção Q – Saúde Humana e Serviços Sociais, divisão 86 – Atividades de Atenção à Saúde Humana, subclasses, com o código 8690-9/01. Mas esta classificação apenas lista o Reiki nas terapias complementares, inserido no conjunto de terapias registradas por órgãos do Ministério do Trabalho e do Ministério do Planejamento, sem qualquer propriedade que gere reconhecimento pelo Ministério da Saúde.
.
15.Há pesquisas científicas que estudem os efeitos do Reiki?
Sim, em muitos países o Reiki está sendo introduzido como terapia integrativa e complementar em hospitais (Alemanha, Espanha, França, Estados Unidos, por exemplo) e pesquisas estão sendo realizadas sobre seus efeitos. No Brasil, encontramos hospitais em alguns Estados que iniciam estes trabalhos.
.
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS:
Petter, Frank Arjava. Reiki, o legado do Dr. Mikao Usui. Rio de Janeiro, Ground, 2002
CONCLA: http://www.cnae.ibge.gov.br/
Classificação Brasileira de Ocupações: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf