Essências Florais de Bach é uma denominação dada a um preparo natural farmacêutico elaborado a partir de extratos de flores. Não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico, não devendo ser confundida com alopatia, homeopatia ou fitoterapia.
As essências florais visam ao tratamento de problemas emocionais, tendo como objetivo o equilíbrio geral do corpo, da mente e do espírito. Segundo Bach, o tratamento através dos florais deve estar voltado para uma grande percepção do puro e do perfeito, de modo que possa harmonizar a personalidade com a alma. Para alcançar este objetivo, o trabalho do terapeuta junto a seu cliente é o de perceber continuamente o conflito mental mais evidente e buscar os recursos que possam ajudá-lo a superar este estado. Além disso, ao mesmo tempo que estimula a sua coragem de recuperar-se, deixa que a força interior do próprio cliente atue sobre ele mesmo, pois, como o próprio Bach afirma, o conhecimento verdadeiro vem de dentro de nós mesmos, através da comunicação silenciosa com a nossa alma.
Para Bach, deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a "doença". A doença é o resultado do conflito da alma e o sofrimento um mensageiro que nos permite vislumbrar uma lição de vida. Segundo ele, o mal, na verdade, não é mais do que o bem fora do lugar. Baseando-se nisso, o que caracteriza o tratamento com florais é aproveitar as características energéticas específicas de cada essência, para ajudar o ser humano a sintonizar-se ou harmonizar-se com as características que as compõem.
A terapia com florais não só atua no sentido da recuperação e resgate de um desequilíbrio energético, que pode até ter causado um mal físico, como previne a materialização no corpo físico de desequilíbrios energéticos em formação. Deste modo, não só orienta o terapeuta no tratamento a ser dado a um problema físico que se já apresenta, como também avisa com antecedência da possibilidade de um desequilíbrio em formação, permitindo impedir que venha a se manifestar.
A Terapia Floral é, portanto, um importante instrumento terapêutico em si mesmo e é, também, um recurso que se presta como complemento a qualquer terapia holística ou mesmo a métodos terapêuticos da medicina tradicional.
A base da saúde consiste na verdadeira sintonia entre a alma e a personalidade mantendo, assim, o equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam, portanto, a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.
A base do tratamento da terapia floral de Bach consiste na escolha da essência ou conjunto de essências de acordo com a descrição das características apresentadas pela pessoa que está sendo tratada. Como o trabalho é feito através do estudo das emoções, é importante verificar quais as que se manifestam naquele determinado momento. O fundamental a ser observado é que o desequilíbrio de antes não deve ser levado em conta em relação ao desequilíbrio atual. Em outros termos, o que interessa investigar é o estado atual da pessoa, exatamente como se apresenta, pois os estados emocionais mudam constantemente e cabe ao terapeuta atuar sobre os estados atuais, sempre novos, e não sobre etapas passadas, muitas vezes, já vencidas. Assim, o terapeuta acompanha a busca do conhecimento interior do seu cliente e ajuda-o a harmonizar-se, renovando-se dia-a-dia.
Se quiser saber mais sobre cursos e atendimento terapêutico, entre em contato.
|